Slashdot
slashdot.orgDec 23en
O Digital Trends relata:
Uma onda de escassez agora ameaça se espalhar por RAM, SSDs e até discos rígidos, afetando não apenas sistemas de alto desempenho famintos por performance, mas também sistemas cotidianos.
— A CyberPowerPC confirmou publicamente que aumentará os preços de todos os sistemas a partir de 7 de dezembro devido aos custos de RAM que dispararam 500% e aos preços de SSD que dobraram desde outubro.
— Fornecedores de memória alertam para uma escassez global de DRAM e SSD que se estenderá até o final de 2026 ou até 2027, impulsionada principalmente pela demanda de servidores de IA.
— Conforme relatado pela Bloomberg, a Lenovo já estocou memória para superar a crise e manter preços de PC mais estáveis.
— Entre outros OEMs, a HP, em sua recente teleconferência de resultados, sinalizou possíveis aumentos de preços ou modelos de especificações inferiores devido ao aumento dos custos de componentes.
Mas a Apple "pode também estar em boa posição para enfrentar a escassez", relata a Ars Technica, já que "analistas da Morgan Stanley e da Bernstein Research acreditam que a Apple já garantiu a RAM de que precisa e que suas margens de lucro saudáveis permitirão absorver os aumentos melhor do que a maioria".
A Ars Technica também mostra o quanto os preços de RAM e armazenamento subiram — às vezes até 2x ou mesmo 3x em apenas três meses. "Em resumo, não há como escapar desses aumentos de preços, que afetam SSDs e kits de RAM DDR4 e DDR5 de todas as capacidades (embora kits de RAM de maior capacidade pareçam ser atingidos um pouco mais forte)."
As escassezes de memória e armazenamento podem ser particularmente difíceis de superar. Como com todos os chips, pode levar anos para aumentar a capacidade e/ou construir novas instalações de manufatura... E os fabricantes de memória em particular podem ser lentos para ramp up da capacidade de manufatura em resposta às escassezes. Se eles decidirem começar a fabricar mais chips agora, o que acontece se a demanda por memória cair abruptamente em seis meses ou um ano (se, digamos, uma bolha de IA desinflar ou estourar completamente)? Isso significa excesso de oferta de chips de memória — os consumidores se beneficiam de preços no chão para componentes, mas fica mais difícil para os fabricantes cobrirem seus custos... O resultado é: Não só os preços de memória estão ficando ruins agora, mas é excepcionalmente difícil prever quando os aumentos de preços impulsionados pela escassez podem acabar...
O Tom's Hardware relata que a AMD disse a seus parceiros que espera aumentar os preços de GPUs em cerca de 10% a partir do próximo ano e que a Nvidia pode ter cancelado completamente o lançamento planejado da RTX 50-series Super devido a escassezes e aumentos de preços.
